No dia 3 de dezembro de 2014, um conjunto de empresários da indústria, comércio e serviços da área dos animais de companhia reuniu-se no Exploratório – Centro Ciência Viva, em Coimbra, para debater alguns problemas e desafios que atualmente estas empresas enfrentam no nosso país.
O combate ao comércio ilegal e a certificação das empresas do setor são alguns dos aspetos abordados como prioritários no setor. Ficou a decisão de se pôr em funcionamento a APCPAC – Associação Portuguesa de Comerciantes de Produtos para Animais de Companhia. A associação existe mas não tem tido atividade nos últimos anos. Revitalizar a associação com pessoal qualificado e colocá-la em pleno funcionamento a partir do início do próximo ano (2015) é uma prioridade com que os presentes concordaram. É necessário dignificar o setor e que estas empresas tenham uma voz ativa junto das entidades governamentais.
Já para janeiro está prevista a realização de um grande encontro das empresas do setor de todo o país para se darem os primeiros passos efetivos da “nova” associação. Novidades em breve!